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CIAC com respostas a mais de 1300 pedidos de informação no último ano

O movimento processual e de pedidos de informação no âmbito dos serviços do TRIAVE/CIAC em relação ao ano de 2021 é muito semelhante em comparação com o ano anterior, com a abertura de 704 processos de reclamação (712 em 2020) e ainda 1389 pedidos de informação (1394 em 2020).

 
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Apesar dos constrangimentos no atendimento originados pela situação de pandemia, o ano de 2021 foi mais “diligente” na medida em que ficaram 88 processos pendentes, enquanto no ano anterior registavam-se 130 processos pendentes.

 
 


Recorde-se que a parceria com o TRIAVE permite prestar um serviço de excelência, permitindo ao consumidor pedir uma informação, apresentar um processo e a sua resolução, no limite, com recurso a um procedimento arbitral, num único espaço e sem necessidade de se deslocar ou distinguir serviços.


A arbitragem necessária dos Serviços Públicos Essenciais numa primeira fase (em 2011), e, mais tarde (em 2019), para todos os conflitos de consumo até aos €5.000,00 fez disparar a procura dos serviços TRIAVE/CIAC. Neste ano de 2022, perspetiva-se a continuidade de uma procura estes serviços, por parte dos consumidores, considerando que até ao momento o CIAC já registou a entrada de 131 processos de reclamação e 244 Pedidos de Informação.

Os serviços públicos essenciais continuam a liderar o movimento processual, destacando-se também à semelhança de anos anteriores, as comunicações eletrónicas, seguido da energia elétrica.

 
 

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