Classificação das Pontes de Rio Caldo a património de valor nacional
O Município de Terras de Bouro será o promotor de uma candidatura que tem como objetivo classificar as duas pontes de Rio Caldo a Património de Valor Nacional.
Nesse seguimento, decorreu no dia 12 de Março, uma reunião online de trabalho que contou com a participação da Vereadora da Cultura, Drª Ana Genoveva, do responsável pela elaboração do dossiê da candidatura, Dr. Manuel Pereira e também do Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Engº António Cardoso, a quem a Vereadora deu a conhecer a candidatura e pediu um apoio institucional que irá reforçar o processo no momento oficial da sua submissão à DRCN.
As duas pontes foram obra do Engenheiro Edgar Cardoso, o engenheiro que idealizou e construiu mais de 500 pontes em todo o mundo. Autor de algumas das mais notáveis obras de engenharia portuguesa do século XX.
As pontes de Rio Caldo foram construídas em 1954, tendo em vista a subida do nível das águas do rio Cávado e a criação do espelho de água, consequências da construção da barragem da Caniçada.
Delicadas, mas ao mesmo tempo de aspeto vigoroso, elegantes e bem integradas com a paisagem circundante, estas pontes são um símbolo da engenharia portuguesa daquele tempo.
Esta candidatura irá dignificar ainda mais esta sublime obra de engenharia, na freguesia de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro.