“Como se atrevem?” O discurso de Greta Thunberg na Cimeira da Acção Climática
“Vocês estão a falhar-nos. Mas os jovens estão a começar a compreender a vossa traição”, disse Greta Thunberg num discurso emocionado na Cimeira da Acção Climática em Nova Iorque. “Os olhos de todas as gerações futuras estão em vocês. E se vocês escolherem falhar-nos, nós nunca vos vamos perdoar. Não vos vamos deixar seguir impunes. Aqui e agora é onde vocês devem estabelecer o limite. O mundo está a acordar. E a mudança está a chegar, quer vocês queiram ou não.”
Revê o discurso da jovem activista na Cimeira da Acção Climática que decorreu esta segunda-feira, 23 de Setembro, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
A Cimeira acontece numa era de sinais contraditórios: enquanto as sondagens indicam que há cada vez mais pessoas preocupadas com as alterações climáticas e a população jovem está mobilizada como nunca, as mudanças políticas em países importantes, como os EUA ou o Brasil, põem em causa as metas estabelecidas nos últimos anos.
Greta Thunberg tornou-se, em menos de um ano, um ícone global contra as mudanças climáticas. Mas o seu enorme sucesso foi impulsionado e promovido, de acordo com o The Sunday Times, por grandes lobbies e empresas de energia verde que usariam a jovem de 16 anos como ponta de lança para “facilitar a transição para o corporativismo verde”.
O jornal britânico ligou a adolescente e sua crescente notoriedade ao magnata Ingmar Rentzhog, presidente de um Think Tank (laboratório de idéias e pesquisas), do qual são membros dos políticos social-democratas suecos, aos executivos de grandes empresas de energia do país.
E você o que acha desta jovem activista?