Quantcast
 
 

Congresso Internacional de Optometria teve mais de 400 participantes em Braga

Iniciativa do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho decorreu no sábado e domingo, no Altice Forum

 

Que impacto tem tido a pandemia na nossa visão? Uma criança pode usar lentes especiais que controlam a miopia? E quais são as últimas descobertas que impactam os nossos olhos? Eis alguns temas do 15º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão, que se realizou no sábado e domingo, no Altice Forum Braga. O evento do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) é uma referência na Península Ibérica e junta mais de 400 profissionais, estudantes e investigadores, além de oradores de sete países.

 
 

O programa começou às 9h00, com uma dezena de palestras, casos clínicos e a exposição de posters. A abertura oficial foi às 14h30, com declarações do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, do vice-presidente da ECUM, Hernâni Gerós, do diretor do Centro de Física, Luís Rebouta, e ainda do professor João Linhares, da comissão organizadora do evento.

Seguem-se as conferências “O que diz o olho ao relógio”, por Manuel Spitschan, da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), “Visão e quedas”, por David Elliot, da Universidade de Bradford (Inglaterra), e “Avaliação visual de pacientes implantados com lentes intraoculares”, por Miguel Faria Ribeiro, da UMinho.

 
 

Ao longo dos dois dias foram abordados outros temas emergentes, nomeadamente a influência das novas tecnologias no sistema visual, a deteção rápida se a pessoa vê mal, a estimulação magnética transcraniana de quem tem olho preguiçoso, a reabilitação após o transplante de córnea, a espessura da lágrima ocular, a realidade virtual como terapia, a avaliação de casos de estrabismo ou até a importância da nutrição para os nossos olhos. O encerramento foi no domingo, às 17h00, incluindo a entrega de prémios e diplomas aos autores das melhores comunicações.

O congresso tem forte apoio do tecido empresarial, com as principais empresas representadas em stands. A formação ministrada na iniciativa tem acreditação da Comissão de Formação Contínua de Optometria da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...