“EcoRiver” reuniu famílias amarenses em iniciativa amiga do ambiente
A Zona de Lazer da Ribeira (Ilha de Figueiredo) acolheu, no passado domingo, o “ECORIVER”, uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Amares e Figueiredo em parceria com a Câmara Municipal, com o intuito de promover a utilização responsável e conservação património ambiental e alertar para a importância da preservação do meio ambiente. O evento reuniu várias famílias, em torno da natureza, num programa recheado de várias atividades.
“Este ano reativámos a edição do EcoRiver, uma iniciativa da agenda ambiental dinamizada entre o município e a junta de freguesia, através da qual pretendemos divulgar o potencial das nossas áreas ribeirinhas e promover a proteção ambiental. A edição foi um verdadeiro sucesso pela adesão de amarenses e particularmente de visitantes de outros territórios”, referiu o Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro.
“Quisemos chamar a atenção para a limpeza do das margens do rio e aproveitar a beleza do espaço para fazer um convívio entre as famílias, reunindo, pais, filhos a avós”, começou por referir Paulo Brito, Presidente da União de Freguesias de Amares e Figueiredo.
“O espaço foi embelezado com produtos reutilizáveis, os participantes puderam explorar e usufruir da natureza e não podia ter sido melhor. Foi um dia com muita adesão, o tempo esteve convidativo e os nossos emigrantes também se juntaram, por isso, em temos de massa humana adesão foi muito boa”, acrescentou em jeito de balanço, dizendo o feedback das pessoas foi muito positivo e, nesse sentido, a iniciativa é para se manter nos próximos anos.
O programa de atividades contou com canoagem, stand up paddle, tiro ao alvo com arco geológico, jogos tradicionais, trampolim, insuflável aquático, entre outras. Para animar o ambiente houve música a cargo DJ Miguel Antunes e os participantes foram brindados, ainda com um porco no espeto.