Esposende Ambiente renova certificação do Sistema de Gestão Empresarial
A empresa municipal Esposende Ambiente continua na senda da melhoria contínua do seu desempenho, como comprova a renovação dos certificados atribuídos ao seu Sistema de Gestão Empresarial (SGE) ao nível da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, e Responsabilidade Social.
A empresa, cujo SGE concluiu recentemente o seu projeto de reestruturação, com a definição do seu planeamento estratégico e ajustamento da sua rede de processos, foi alvo de uma auditoria externa realizada pela APCER – Associação Portuguesa para a
Certificação. A entidade certificadora atestou que “a Esposende Ambiente demonstra conhecer e entender os requisitos aplicáveis ao SGE, aos seus produtos e serviços, nomeadamente os normativos, legais e de partes interessadas relevantes, e determinou os processos necessários para dar cumprimento a estes requisitos”.
Ao longo de sete dias, as várias equipas de auditores acompanharam as práticas adotadas pela Esposende Ambiente no exercício das suas atribuições, no pressuposto da qualidade do serviço que presta, no respeito pelo ambiente, e na garantia de boas condições de trabalho para os seus colaboradores. No seu relatório, a APCER destaca que, no âmbito do SGE, a empresa determinou os resultados pretendidos, tendo-os traduzido em objetivos e resultados a obter nos processos, que por sua vez são monitorizados, medidos e avaliados, estando os mesmos a ser alcançados na sua generalidade. Avaliou o ciclo de auditorias de acompanhamento que precederam esta auditoria de renovação, concluindo que “a organização tem vindo a implementar ações eficazes e consequentemente melhorado o Sistema de Gestão Empresarial”.
Durante este período, as equipas auditoras tiveram a oportunidade de acompanhar no terreno a realização de trabalhos pela empresa, nomeadamente no controlo operacional das redes de água, águas residuais e pluviais, na limpeza pública e na gestão de espaços verdes. Entrevistaram colaboradores, reuniram evidências objetivas sobre o planeamento e operação da empresa, e analisaram a documentação necessária com vista a uma criteriosa avaliação sobre o seu comprometimento com os referenciais normativos de suporte e com as suas partes interessadas mais relevantes, nomeadamente clientes, colaboradores, fornecedores e entidade reguladora.
A auditoria decorreu em vários espaços da empresa, tendo sido acompanhados os trabalhos realizados no edifício Sede, no Armazém, no Parque de Resíduos, no Centro de Educação Ambiental, no Horto Municipal, no Parque de Compostagem e nas instalações provisórias do Mercado Municipal.