“Politiquices à Séria” promove debate entre e para os jovens sobre as Eleições Legislativas de 10 de março
O Município de Braga realizou dia 20 de Fevereiro, no Auditório do Centro de Juventude, a 1ª Sessão da atividade “Politiquices à Séria”, centrada na temática das Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março.
“Politiquices à Séria” é um evento que pretende impulsionar a participação cívica dos mais jovens, num ambiente de diálogo construtivo e de partilha de ideias e opiniões.
O debate, levado a efeito pelo Município em conjunto com as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias do Concelho de Braga, contou com a participação de jovens representantes dos Partidos Políticos com assento na Assembleia da República: Hugo Teixeira (PS), Ricardo Mesquita (AD), Adriano Cruz (CH), Clara Almeida (IL), Gabriel Castro (CDU), Teresa Amorim (BE) e Rafael Pinto (PAN).
Este debate, que contou com casa cheia e foi moderado pelo jornalista Rui Alberto Sequeira, debruçou-se sobre as medidas constantes dos Programas Eleitorais das várias forças políticas, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e questões dos jovens presentes.
No decurso do debate, os jovens tiveram oportunidade de questionar e dialogar diretamente com os representantes, estimulando uma discussão aberta e esclarecedora.
A iniciativa sublinhou a necessidade de incentivar e concretizar uma cultura de participação ativa desde tenra idade, sensibilizando e preparando os jovens para compreender, influenciar e intervir nas decisões políticas. O foco na formação cívica e política realça o compromisso da atividade em formar cidadãos informados, responsáveis e participativos. Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, salientou que à medida que a sociedade enfrenta desafios ´crescentes e complexos´, atividades como esta assumem um ´papel crucial´ na promoção da formação e participação cívica e política, bem como na construção de pontes entre os jovens e os decisores políticos. “O sucesso deste primeiro encontro, que contou com casa cheia, é testemunho do interesse da juventude em intervir ativamente na comunidade e no panorama político”, afirmou.
O projeto “Politiquices à Séria” irá continuar a desenvolver o seu papel no fomento de uma geração de cidadãos formados, informados e participativos, cívica e politicamente, com a dinamização de conversas a propósito dos mais diversos temas da atualidade.