Póvoa de Lanhoso mantém combate à vespa asiática
No ano de 2023, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, em articulação com o Serviço Municipal de Veterinária, intervencionou 554 ninhos de Vespa Velutina (vespa asiática).
No ano passado, e devido a uma conjugação de fatores, verificou-se um aumento do número de avistamentos de vespa asiática um pouco por todo o país e o concelho da Póvoa de Lanhoso não foi exceção.
Nesse sentido, foram 685 as notificações recebidas pelos serviços municipais, mas apenas 554 se confirmaram como sendo ninhos de vespa asiática.
Atualmente, na Póvoa de Lanhoso, os ninhos são intervencionados através da inoculação de um biocida próprio para o efeito. Este método permite uma maior eficácia e celeridade na intervenção, contudo, os ninhos mantêm-se no local até à sua queda natural.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso já se encontra no terreno a implementar e a operacionalizar a rede de armadilhas existente pelo concelho, com o objetivo de capturar as vespas fundadoras que venham a vigorar no próximo ciclo biológico.
Os ninhos de vespa asiática podem ser de grandes dimensões, redondos ou em forma de pera, com abertura lateral, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores a grande altitude, mas também em qualquer outro local.