Projetos ambientais distinguem sete escolas do concelho de Vila Verde
Sete estabelecimentos escolares de diferentes níveis de ensino do concelho de Vila Verde foram distinguidos no âmbito do programa Eco-Escolas, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu em Braga, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, recebeu o diploma de Município parceiro do programa, que distingue os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo nas comunidades escolares para a defesa e promoção do ambiente.
Em reconhecimento dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo nas comunidades escolares para a defesa e promoção do ambiente, cinco escolas do ensino básico e duas do secundário e profissional receberam o galardão “Bandeira Verde”.
Manuel Lopes, vereador responsável pelo da educação, enalteceu “o trabalho e o contributo das escolas do concelho na educação e sensibilização ambiental das novas gerações, com impacto determinante para uma sociedade com hábitos de vida cada vez mais saudáveis e sustentáveis”.
Entre os galardoados estão o Colégio Dom João de Aboim, a EB de Moure e Ribeira do Neiva, a EB da Ribeira do Neiva, a EB de Vila Verde e a EB1/JI Sobral – Cervães, juntamente com a Escola Secundária de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde.
EB2,3 de Vila Verde pela Biodiversidade
Foi ainda distinguida a Escola Básica de Vila Verde, dos 2º e 3º ciclos, que obteve o terceiro lugar na classificação nacional do projeto “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, com um plano de “sensibilização para o controlo de plantas invasoras”.
A proliferação de plantas invasoras é uma ameaça grave para a vida das plantas autóctones, sendo certo que todo o esforço no seu combate e eliminação é bem-vindo. A indiferença e desconhecimento generalizado da população em geral justifica também a continuação desta atividade / Ação de Educação Ambiental. Assim, pretende-se exemplificar “in situ” como pode ser feita adequadamente a eliminação de uma invasora. Qualquer pessoa poderá participar, mas o convite neste caso foi á totalidade de uma Turma do 6º ano da EBVV, a turma do 6ºA.
Este plano da EB 2,3 de Vila Verde visou defender as plantas autóctones. O trabalho permitiu identificar e caracterizar plantas invasoras, assim como formas de combate e eliminação. Foram identificadas no terreno duas espécies de plantas invasoras a combater: Pinheirinha-da-água e Mimosa.
Horta Bio na EB de Moure e Ribeira do Neiva
A Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva conquistou o primeiro lugar – em ex-aequo com estabelecimentos de Fátima e Alcains – na avaliação nacional dos trabalhos desenvolvidos ao nível da implementação de “Hortas Bio” de pequena dimensão (50 m2) nas escolas.
O Projeto Hortas Bio contou com mais de 400 hortas a concurso. Neste caso, o objetivo é estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da agricultura biológica. O projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo.
O programa Eco-Escolas
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola. Os projetos desenvolvidos focam ações positivas que transformam o comportamento nas escolas e comunidades.
Depois de inscritas, as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do programa. A coordenação organiza atividades de formação, ficando a cargo dos professores coordenadores de cada estabelecimento de ensino a concretização de ações e reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.