Tendências para reformular ou decorar a sua casa em 2022

Nos últimos dois anos, a pandemia mudou o mundo e a forma como nos relacionamos com o espaço, mas não só, o imobiliário não foi exceção.

 

Com cada vez mais pessoas a passarem grande parte do tempo em casa, não é de admirar que tenham surgido grandes transformações e a necessidade de se adaptarem os espaços da habitação às novas necessidades.

 
 

Ainda agora o ano começou e já estamos em Março, mas se está a pensar em remodelar a sua casa este ano, ainda vai a tempo. Veja algumas das tendências na decoração de casas para 2022.

Neste artigo, iremos abordar temas como os materiais, as cores e as soluções mais práticas para o seu dia a dia.

 
 

1. Estética Comfy

O conforto surge este ano como a primeira grande tendência, não basta uma decoração bonita, ela terá de ser funcional, prática, simples e confortável.

Pense em apostar em bons materiais e peças bem desenhadas, que sejam duráveis e de fácil manutenção. Cozinhas modernas, multifuncionais e confortáveis, com materiais suaves ao toque, quentes, bancos estofados, cortinas e tapetes será o cômodo dos sonhos da maioria das famílias.

 

2. Home office

O teletrabalho passou a ser uma realidade para a maioria da população mundial durante o mais de ano e meio de pandemia, e apesar de estarmos lentamente a voltar à normalidade, muitos trabalhadores ainda estão em home office e algumas empresas pensam em adotar um regime híbrido.

Sendo assim, será essencial adaptar e personalizar ainda mais o escritório de forma a que este vá ao encontro das necessidades de cada um.

 

2. Materiais naturais

A estética mais natural, orgânica e boho veio para ficar. Como adaptar a sua casa a esta tendência? Aposte nos tons terra, acabamentos de madeira clara, granilite e pedras.

O verde também será uma cor com bastante destaque no universo casa, durante o ano de 2022, seja através de peças de mobiliário ou plantas decorativas.

Os materiais naturais como o rattan, a verga ou o bambu também estarão na moda este ano.

3. Urban jungle

Levar um pouco da natureza para dentro de casa tem vindo a tornar-se popular desde o início da pandemia.

 

Com tanto tempo passado em casa, as pessoas sentiram necessidade de terem alguma coisa para fazer e à qual se dedicar. Assim sendo, porque não a botânica? Em 2022, as casas encher-se-ão ainda mais de verde!

4. Minimalismo

Nos últimos anos, temos assistido a uma preferência pelo estilo minimalista com linhas retas, uso de cores sóbrias, móveis sem puxadores e eletrodomésticos embutidos.

A simplicidade é a palavra de ordem neste estilo, mas quando despimos os pormenores, podemos sentir que o espaço se torna frio e impessoal.

Como resposta a esta problemática, surge o estilo Japandi — nome dado à união de elementos da decoração escandinava e da decoração japonesa.

Talvez já tenha ouvido falar dos jardins japoneses, pois bem, o Japandi serve-se do mesmo conceito, mas aplicado à decoração de interiores. Com a incorporação de materiais naturais, como madeira, pedras ou fibras e uma palete de cores neutra e clara, criamos um ambiente relaxante e tranquilo que fará da sua casa um retiro do bulício do dia a dia.

Além dos materiais naturais que já mencionamos, o estilo Japandi privilegia a iluminação natural e uso de plantas, procurando uma reconexão com a natureza.

5. Prateleiras abertas

Outra tendência que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e que se mantém em 2022 é a utilização de prateleiras abertas. Para além de ser uma forma económica de acrescentar mais espaço de arrumação, ela também possibilita uma melhor utilização do espaço vertical, resultando numa ótima solução para quem tem pouco espaço. Esta solução traz bastante praticidade à sua casa e possibilita a utilização de utensílios domésticos como elementos decorativos.

6. Abrir a casa para o exterior

Conjugar o interior com o exterior é cada vez mais uma tendência. Enquanto que há uns anos, a tendência era “marquisar” as varandas, em 2022 surge a tendência inversa.

O mercado exige cada vez mais soluções para que consiga aproveitar o espaço exterior sem sair de casa. Nesse sentido, investir na decoração da sua varanda, ou até mesmo deitar uma parede abaixo que lhe bloqueia a entrada de luz, poderão ser opções a ponderar na reformulação da sua casa.

Comentários

comentários

Você pode gostar...