Braga participou na Semana Europeia das Regiões e das Cidades
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou ontem, 13 de Outubro, numa sessão dedicada ao tema ´O papel das regiões no processo de recuperação de pesquisa e inovação´. A iniciativa inseriu-se na Semana Europeia das Regiões e das Cidades, que decorre até esta Quinta-feira.
Sendo as regiões e as cidades os principais intervenientes na resolução dos desafios sociais e ambientais que a União Europeia enfrenta para alcançar um futuro verde e digital, neste painel discutiu-se o papel catalisador da pesquisa e da inovação para alcançar essas transições – desempenhando os órgãos de poder local e regional um papel crucial.
O Autarca realçou a importância da ciência, dos centros de investigação, da produção de conhecimento e dos laboratórios vivos nas Cidades para construir soluções a uma escala reduzida que possam posteriormente, em caso de sucesso comprovado, ser replicadas em contextos de maior dimensão.
“Em Braga temos o caso do BUILD – Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, que através de parcerias com a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) desenvolve e valida novas tecnologias, serviços e aplicações com vista a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a intensidade carbónica”, afirmou, destacando ainda o projecto ´Baterias 2030´, um consórcio dedicado à investigação na área da produção, armazenamento e gestão de energia que conta com a colaboração do Município de Braga.
Neste contexto, Ricardo Rio destacou ainda que o Pacto Ecológico Europeu deve ser encarado como uma oportunidade económica capaz de criar crescimento, novas empresas e trabalho qualificado, defendendo que as Cidades tenham a possibilidade de acesso a financiamento para concretizar projectos inovadores e mobilizadores que reúnam vários parceiros. Já sobre os fundos Plano de Recuperação e Resiliência, o Autarca afirmou a necessidade de ´descentralização, transparência e ambição´ na sua aplicação.
Ricardo Rio destaca contributo do poder local na concretização dos ODS
Ainda no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades, Ricardo Rio interveio numa sessão de trabalho sobre o contributo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na recuperação dos territórios.
Destacando o papel crucial dos líderes locais na concretização destes objectivos, Ricardo Rio referiu que Braga está empenhada em fazer progressos nesta área e que tem conseguido incorporar os ODS e a Agenda 2030 em todas as áreas da atuação municipal. Um dos projetos a concretizar nos próximos quatro anos é a implementação do BRT – Bus Rapid Transit, uma solução que terá um impacto transformador ao nível da promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável na Cidade.
Na mesma linha, o Autarca deu também conta da promoção do crescimento económico inclusivo e da industrialização através do Innovation Eco-Village, que será ser desenvolvido em estreita cooperação com a Universidade do Minho e com parceiros privados. “Estes e outros projetos, como o MedTech, que visa a promoção das indústrias relacionadas com tecnologia e medicina, vão contribuir decisivamente para o avanço dos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) ou 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), por exemplo”, referiu o Edil.
Recorde-se que Ricardo Rio foi escolhido pelo Comité das Regiões como relator para este tema, em função do seu envolvimento pessoal na temática e pelo papel liderante que Braga tem assumido a nível nacional e internacional. Também no Comité das Regiões, Ricardo Rio é o representante português no Grupo de Trabalho para o “Green Deal”, assumindo a responsabilidade de ser um dos Embaixadores do Covenant of Mayors para o Clima e Energia.