Plano de Sustentabilidade das Monumentais Festas do Enterro da Gata

Desde 2018 que a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vem adotando, cada vez mais, uma postura sustentável, transversal a toda a sua atividade, tendo nascido, nesse mesmo ano, o projeto “Academia Sustentável”. De tal forma, foi a ação interventiva da AAUMinho que foi premiada com o “Sê-lo Verde 2019” pelo Ministério do Ambiente, devido às práticas de sustentabilidade adotadas nas Monumentais Festas do Enterro da Gata desse ano.

 

Três anos se passaram, mas a AAUMinho mantém-se fiel em assumir o seu compromisso de assegurar a promoção ambiental e as boas práticas à comunidade estudantil e à sociedade. Por essa razão, adotou um plano composto por várias ações no campo da sustentabilidade ambiental que irão ser adotadas ao longo do evento.

 
 

De maneira a reduzir as emissões de CO2, a AAUMinho recorrerá aos serviços de transportes coletivos entre os Campi da Universidade do Minho e o recinto do evento, disponível para todos os estudantes minhotos. 

O plástico é outro aspeto preocupante por parte da AAUMinho e, por esse motivo, ocorrerá a sua diminuição de utilização, através da substituição de garrafas de água por dispensadores de água na sala da direção e no armazém do recinto, de forma, a reduzir o consumo de água engarrafada e a motivar os seus utilizadores a recorrerem à sua própria garrafa reutilizável. Além disso, nas barraquinhas do evento estará proibida a utilização de copos de shot, o que irá reduzir a enorme quantidade de plástico produzida e não reciclada. Como substituição, todos os copos reutilizáveis utilizados e permitidos terão a medida de shot marcada no mesmo.

 
 

De maneira a diminuir a poluição causada pelas milhares de beatas e chicletes deitadas ao chão, durante as Monumentais Festas do Enterro da Gata, a AAUMinho, aliada ao Museu de Paisagem e ao CVR (Centro para a Valorização de Resíduos) vai promover o projeto EcoPontas e PapaChicletes. A iniciativa consiste em disponibilizar, junto da comunidade, dois EcoPontas (contentor de cinzeiros) e dois PapaChicletes (contentor de pastilhas elásticas). Os seus formatos serão arrojados e apelativos, havendo ainda espaço para um vinil autocolante que apresenta questões, em jeito de sondagem, agindo como fator promotor da sua utilização. Posteriormente, todas as beatas e chicletes recolhidas serão entregues ao laboratório da Paisagem e ao CVR, com o intuito de reaproveitar esse lixo e transformá-lo em tijolos e vasos ecológicos, contribuindo assim para a economia circular.

Outra ação da AAUMinho relativa à sustentabilidade, consiste na primeira edição do Concurso “Barraquinha Sustentável”. De forma a promover a adoção de práticas sustentáveis e a redução da produção de resíduos durante as festividades, irá ocorrer este concurso entre as barraquinhas onde aquela que acumular mais pontos, atribuídos conforme critérios definidos no Regulamento “Concurso Barraquinha Sustentável”, receberá um prémio (dois barris de cerveja a serem utilizados no último dias de festividades, dia 13 de maio). Com esta atividade, os participantes serão motivados a utilizarem materiais sustentáveis na decoração das suas Barraquinhas e ainda a realizarem a reciclagem diária dos resíduos produzidos.

 

Por fim, mas não menos importante, com o intuito de promover a separação e a reciclagem dos diversos resíduos, serão disponibilizados em todo o recinto contentores para reciclagem.

A AAUMinho assegura que todas as medidas serão encaradas como prioritárias e a realização das mesmas acontecerá da forma mais eficaz possível.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...