Têxtil Manuel Gonçalves produz inovação sustentável “Created IN” Famalicão
No chão de fábrica da TMG – Têxtil Manuel Gonçalves, em Vale S. Cosme, existem as habituais secções associadas à produção, como a confeção, embalamento e fiação, mas existe também um Centro de Desenvolvimento Têxtil, onde se criam novos produtos, investigam novos materiais e aplicações, procuram-se métodos mais sustentáveis e desenham-se coleções.
Inovação e sustentabilidade são conceitos na ordem do dia deste histórico grupo famalicense com mais de 80 anos de experiência que detém uma posição de grande relevo no mercado mundial do têxtil e do automóvel. O exemplo da “inovação com responsabilidade pela sustentabilidade social e ambiental” da TMG deu ontem o mote para o arranque do roteiro Famalicão Created IN com que o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, pretende valorizar, divulgar e homenagear a indústria famalicense que hoje, muito mais do que fabricar, cria, inova, acrescenta valor.
O exemplo da TMG é paradigmático. Com uma posição de grande relevo no mercado mundial do têxtil e do automóvel, o Grupo TMG apresenta-se como uma das marcas mais reconhecidas em Portugal e no mundo. Exporta para mais de 40 mercados e gere um amplo portefólio de negócios. Para além da indústria têxtil e automóvel, diversificou os negócios nas áreas do retalho têxtil, da operação privada de helicópteros, da produção de vinhos e da produção de energia hídrica e de cogeração.
Exemplo dessa aposta na sustentabilidade e na proteção do ambiente é a Lighting Bolt, marca de vestuário e acessórios de produção sustentável, gerida pelo Grupo TMG desde 2006, e que colocou recentemente no mercado pranchas de surf ecológicas, com uma maior redução de impacto ambiental.
A clássica máxima de sempre da Lighiting Bolt, “Destrói as ondas não as praias”, é uma imagem bem atual do compromisso da empresa com a sustentabilidade. “A sustentabilidade não é para nós um produto, é um processo, um conceito presente no dia a dia da empresa e nas diferentes etapas de produção”, refere o administrador da empresa, Manuel Gonçalves.
Compromisso que está devidamente formalizado com a adesão da TMG à United Nations Global Compact (UNGC), iniciativa das Nações Unidas de cidadania empresarial, subscrevendo os 10 princípios de Desenvolvimento Sustentável.